14 julho 2009 ~ 1 Comentário

Sobre o Microsoft Security Essentials


A Microsoft tem se preocupado cada vez mais com a segurança de seus usuários. Além de implementar melhorias de segurança em seus sistemas operacionais e disponibilizar patchs de seguranças, a empresa de Redmond anda trabalhando na criação de novas ferramentas para garantir o máximo de proteção ao seus usuários. A última delas foi a criação de um Antivírus, Microsoft Security Essentials(MSE).

O lançamento foi feito em apenas quatro países, estados Unidos, Brasil, China e Israel (com seus respectivos idiomas) e foi limitado a 75 mil downloads. Felizmente, tive a oportunidade de baixar a o MSE e desde o seu lançamento, no dia 23 de junho de 2009, venho testando o seu potencial.

O Microsoft Security Essentials é caracterizado por um conjunto de aplicações de segurança, que agrega um cliente antimalware, um antivírus e um antispyware. Sua interface é uma combinação de menus, descrições e algumas rápidas opções. Seu estilo visual é bem simples e elegante, bem mais agradável do que o de alguns antivírus gratuitos no mercado(leia-se antivir, avast e avg).

O MSE roda em segundo plano é leve e não atrapalha no bom uso e desempenho do computador. O consumo de memória é algo desprezível em uso normal. As atualizações também rodam em segundo plano, o que significa que a janela do antivírus pode ser fechada enquanto o download das novas definições é realizado. Bem mais conveniente, do que os popups de seus concorrentes.

Apesar de toda esta facilidade e simplicidade, o MSE desempenha muito bem o seu papel de antivirus. Em modo "Completo" o aplicativo de segurança varre todo o computador, reconhecendo todos os arquivos e sites intencionalmente infectados que utilizei para testes.

Alé disso o antivírus também mantém um monitoramento em tempo real no sistema, analisando processos, pastas e dispositivos removíveis, de modo que tudo o que for perigoso possa ser prontamente detectado.

Uma das funcionalidade bem legais é a apresentação dos dados infectados. O MSE apresenta todo o caminho até a origem da infecção, o que está acontecendo com a sua máquina e um link para mais informações sobre o malware identificado.

Segue imagens abaixo da detecção do vírus conficker presente em meu pendrive após ida de emergência na gráfica da UFRJ.



Neste momento ele travou a execução do meu pendrive e alertou no canto da tela que uma "ação" precisava ser tomada. Abaixo segue screenshot da limpeza do malware.



O MSE também é totalmente configurável, que vai de agendamentos de verificação do sistema e exclusões de arquivos monitorados, até ações padrões ao detectar um malware e envio do artefato para análise da comunidade on-line, Microsoft SpyNet.

Em suma, o MSE é um excelente antivirus que ainda possui alguns pontos fracos, mas que realiza muito bem a atividade para qual foi desenvolvido. Fiz testes em Máquina Virtual baixando arquivos infectados, acessando sites maliciosos, utilizando macros de Office, entre outros, e tudo foi detectado com sucesso.

Dica do Autor: Fiquem atentos ao "Patch Tuesday" ( É hoje, por volta das 14hs !!!!!) e ao Service Pack 2 para Windows Vista, que traz uma série de correções e melhorias para o sistema operacional, tanto na parte de segurança quanto na parte de compatibilidade com o hardware.

Na próxima semana irei falar sobre a Suíte de ferramentas SysInternals.

abs.[]

1 Resposta para "Sobre o Microsoft Security Essentials"

  1. gravatar
    Anônimo 20 de maio de 2012 às 15:35 Permalink

    Muito Bom esse Antivirus melhor que o Avg o Norton e o Avast além de ser bem pequeno é bem pratico e protege o computador por completo!!Recomendo que baixem esse programa Maravilhoso!!!

Deixe seu Comentário